´
A Casa Das Tiras é um website voltado à divulgação gratuita de tiras e cartoon de artistas de todo o Brasil e do mundo. Através do site você pode conferir as atualizações semanais das tiras de maior visualização do site, e pode ficar à vontade para enviar sua tira também. As informações de como enviar estão AQUI. Fique à vontade e curta as tiras

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ferramentas Livres

Muitos ao pensarem em editar imagens lembram logo no Photoshop, que é um programa carissimo, mas que está fora do alcance financeiro da maioria dessa turma. Por isso muitos apelam a pirataria desse Software da Adobe, mas vocês sabiam que existem várias ferramentas alternativas, gratuítas e Open Souce?
 Uma delas é o GIMP que infelizmente é um pouco complicado de se usar, mas a comunidade de usuários é relativamente grande e felizmente todos estão dispostos a ajudar, tanto que dois cartunistas que participam aqui da CdT, o Wallison Narciso e o Rodrigo Leão já fizeram tutoriais sobre a ferramenta.


O tutorial do Rodrigo Leão é um pouco mais superficial, mas em compensação não fica apenas no GIMP e explica também como usar o Inkscape e mais alguns detalhes envolvendo todo o processo de digitalizar suas tirinhas e publica-las na internet. O tutorial se chama "Produzindo Quadrinhos com Software-Livre" e pode ser encontrado aqui.
Já o Wallison Narciso publicou no youtube um video-tutorial em três partes de como ele fez a tirinha "Nem tudo que reluz é ouro" no GIMP, sem dúvida nenhuma vale a pena ver, principalmente para quem tem maior facilidade em aprender vendo do que lendo. O vídeo pode ser encontrado aqui, ali e acolá.
 Uma última dica é site OGIMP que além de manter tutoriais sobre o programa também possuem um fórum onde é possível tirar as dúvidas/compartilhar conhecimento.